Instalação, conversão e manutenção de GNV.

A única Empresa do ramo Automotivo de Cabo Frio certificada e homologada pelo INMETRO e autorizada a fazer instalações de GNV em veículos.

Somos especialistas em GNV.

O GNV pode ser usado com a máxima segurança e desempenho em todos os tipos de motores a álcool ou a gasolina. Saiba mais sobre a instalação e conversão dos carros a GNV.

Como ter um carro movido a GNV?

A decisão pela conversão do veículo a GNV deve ser seguida pela busca de uma oficina devidamente credenciada pelo INMETRO para a efetiva instalação do kit.

que tem duração estimada de 3 a 6 horas.

Porém, pode demorar mais em função da complexidade da instalação, ou devido às condições operacionais solicitadas pelo usuário, ou ainda por características do próprio veículo.

No processo de conversão, adicionam-se ao veículo um conjunto de equipamentos, basicamente formados por:

conjunto de reservatórios, denominados cilindros, para acondicionar o GNV

rede de tubos de alta e baixa pressão

dispositivo regulador de pressão

válvula de abastecimento

chave comutadora (dispositivo de troca de combustível)

indicadores de condição do sistema

O gás comprimido é armazenado em cilindros especiais de aço sem costura . Através de um sistema de tubulações e válvulas especiais, este gás é injetado e misturado ao ar aspirado pelo motor, proporcionando uma queima limpa e eficiente da mistura.

Concluída a montagem, o veículo receberá um Certificado de Regularidade Veicular – CRV, atestando que os critérios estabelecidos pelo INMETRO e pela ABNT para veículos a gás natural estão atendidas na instalação.

De posse deste certificado e do documento original do carro, o usuário deve comparecer ao Departamento de Trânsito local, para oficializar a instalação do kit em seu veículo.

Em alguns estados, a efetiva e formal regularização dos documentos do veículo, proporciona ao proprietário uma redução do IPVA.

Vale lembrar que, caso o proprietário queira trocar o veículo no qual foi instalado o kit GNV, o mesmo poderá ser facilmente transferido para o carro novo, bastando para isso pequenas modificações. Neste caso, será necessário apenas um novo certificado de homologação, uma vez que o certificado anterior era específico para o primeiro veículo.

Qualidade da instalação do kit GNV nos veículos

Podemos considerar uma instalação de sistema de gás natural bem feita quando esta proporciona segurança, conforto ao dirigir e ainda atende aos limites das leis ambientais, e que o veículo tenha um desempenho o mais próximo da sua concepção original.

A segurança está relacionada à qualidade dos componentes instalados, principalmente se aplicados em alta pressão, e também à localização desses componentes no veículo (estes não podem ficar expostos ao calor excessivo, à alta tensão e aos impactos, devendo permitir fácil acesso e manuseio).

O conforto ao dirigir é obtido quando o sistema de GNV não modifica o modo de dirigir o veículo após a sua instalação, isto é, não interfere no desempenho do motor com combustível original e, quando com gás, produz apenas uma discreta perda de potência.

Em resumo, uma boa instalação deve assegurar as seguintes condições: baixo índice de emissão de poluentes; menor perda de potência do veículo; melhor aproveitamento no espaço do porta-malas ou caçamba do veículo.

Importante: a instalação e a manutenção deverão ocorrer sempre em oficinas homologadas pelo INMETRO.

Na instalação, deve-se atentar sempre para o peso, para o dimensionamento e para a capacidade do cilindro.

Dirigindo um veículo bicombustível

Um veículo bi-fuel, ou bicombustível, pode operar alternadamente com gás natural ou com gasolina. Muitos são concebidos para trocar automaticamente para a gasolina quando o reservatório de gás se esgota. Estes veículos podem atingir, com o uso do GNV, a mesma autonomia que os veículos com gasolina (cerca de até 600 km).

Em hipótese nenhuma o proprietário do veículo deve manusear o cilindro que fica no porta-malas. Pois se trata de um sistema que trabalha com a alta pressão (200 bar, o equivalente a 2900 libras), então, recomenda-se que o manuseio ou a manutenção sejam realizados somente por um técnico especializado, que poderá garantir todas as condições de segurança necessárias.